Bolo de mirtilos (ou "bolo que faz jus ao nome do blog")

01:22


Boa noite!

Faria algum sentido um blog com o nome "The Blueberry Lipstick", se não houvesse receitas com mirtilos? Pois claro que não! 

Numa busca pelo 24 kitchen à procura de um bolo diferente, encontrei esta receita da Filipa Gomes (que tem um programa fantástico, é um exemplo para mim), e adaptei-a um bocadinho. É um bolo de mirtilos e limão, super fofinho, bastante saudável e muito aromático! E além disto tudo, é facílissimo de se fazer. Fica com um aspeto "rústico" e engraçado, eu optei por deixá-lo virado ao contrário quando o desenformei porque achei imensa piada às cores com que ficou. O único contra deste bolo é.... o preço. Os mirtilos são caríssimos, então se quisermos pôr uma quantidade generosa destes frutos é preciso abrir um bocadinho os cordões à bolsa. Por outro lado, também resulta com framboesas - são igualmente caras mas costumo vê-las com boas promoções!

Vamos à receita? Aqui vai: 

Ingredientes: 

-3 colheres de sopa de manteiga sem sal.
-1 chavena de açúcar amarelo (ou meia chávena, de acordo com a gulodice).
-1 limão.
-2 ovos médios.
-1 chávena e meia de farinha (usei com fermento).
-1 colher de chá de fermento em pó.
-Meia colher de chá de sal.
-Meia chávena de leite.
-125g de mirtilos (ou 250g, depende do que apetecer e da necessidade de decoração ou não) 
-Amido de milho (mais conhecido por Maizena).


Preparação: 
1. Pré-aquecer o forno nos 180º. A temperatura depende de forno para forno.
2. Juntar as raspas de 1 limão numa taça com o açúcar, envolver e depois acrescentar a manteiga derretida. Depois, juntar os ovos e o leite. Bater até ficar homogéneo.
3. Numa taça à parte, meter os ingredientes secos: a farinha, o fermento e o sal. Misturá-los bem, e em seguida juntar aos líquidos previamente batidos.
4. À parte, juntar umas colherinhas de amido de milho aos mirtilos e envolvê-los bem, de modo a ficar com uma camada fina e uniforme.
5. Depois, deitar metade da massa na forma, em seguida os mirtilos e depois cobri-los com a restante massa. Esta parte depende da forma que se usa - no meu caso era baixinha, mas se for uma forma estreita e alta tipo bolo inglês o ideal é colocar massa, uma camada de mirtilos, mais massa e depois os restantes mirtilos. 
6. Levar ao forno durante cerca de 50 minutos ou até o palito sair limpo.. De novo, depende muito do forno!
7. Deixar arrefecer sobre uma grelha, desenformar, e decorar a gosto (eu não decorei, estava com pressa upss). 
E agora... toca a experimentar!

















You Might Also Like

0 comentários