Tarte de Lima e Oreo

15:17

Hello!

Obviamente que era inevitável voltar aos doces. Estava a tentar conter-me, mas tem de ser... seria mázinha se não partilhasse convosco esta maravilha. Ela é fresca, é linda, é simples, é equilibrada... Ela é uma tarde de lima com base de bolacha Oreo! Honestamente acho que é das receitas que mais gostei de fazer até hoje, e posso até arriscar dizer que está no meu top 5. É um pouco ácida, o que significa que pode não agradar a gregos e troianos... Mas para quem  (como eu)  adora sabores cítricos, é a melhor aposta possível ;)

Esta tarte é particularmente boa para o Verão e especialmente perfeita para quem gosta de lima. Tem um equilíbrio fantástico entre o doce e ácido, isto porque as limas conferem um aroma ácido ao creme, que é "cortado" pelo leite condensado, e a base de bolacha oreo tem uma textura interessante com um sabor ainda melhor. Mas para quê tantas palavras? Vejam o aspeto!






A receita tem poucos ingredientes e técnicas bem fáceis... o único ponto menos favorável é o preço. As limas são um bocadinho caras e as oreos também, mas vou-vos contar o que faço: as oreo de marca branca servem mais do que bem, mas por vezes também aproveito e compro as bolachas da marca original quando estão numa grande promoção e desta forma já "dói" menos na carteira. Vamos então à receita, com algumas explicações nos ingredientes para ajudar:

Ingredientes:

-250g de bolachas Oreo (ou seja, dois tubos, mas tiram 5 bolachas de um deles)
-30g de Vaqueiro Líquida (corresponde a duas colheres de sopa)
-4 folhas de gelatina
-1 lata de leite condensado
-2dl de natas para bater (um pacote)
-4 limas - três para o recheio, e uma para decorar.
-Folhas de manjericão fresco

P,S,; A quantidade das limas difere de acordo com o gosto de cada um. Descobri que o pessoal cá de casa adora se eu colocar 2 limas e meia, mas por exemplo eu gosto mais de pôr 3 porque o sabor ácido das limas agrada-me imenso. Por isso, podem adaptar esta parte consoante as preferências.

Preparação:

-Em primeiro lugar, separem as bolachas Oreo e coloquem-nas no processador. Triturem-nas durante algum tempo (não precisam de ficar em pó).Juntem-lhe a Vaqueiro líquida e triturem mais um pouco. Em seguida, deitem esta mistura numa forma de aro amovível e acalquem muito bem, de modo a criar uma base para a tarte. Agora só precisam de colocar no congelador e deixar lá enquanto preparam o recheio.
-O próximo passo é muito importante: ponham as folhas de gelatina a amolecer em água; podem fazê-lo num prato de sopa, por exemplo.
-Enquanto elas estão "no banho", preparem o recheio: comecem por bater com a batedeira um pacote de natas - recomendo as do Pingo Doce, ficam sempre óptimas - e em seguida acrescentar o leite condensado, continuando a bater.
-O próximo passo é colocar as raspas e o sumo das limas, misturar tudo, e adicionar também umas folhas de manjericão (de preferência cortadas em pedacinhos pequenos).
-Para finalizar, aqui vai uma parte muito importante: escorram as folhas de gelatinas - que já devem estar muito moles - e levem-nas ao microondas durante alguns segundos, até estarem derretidas. Ainda quentes, deitem-nas em fio no preparado anterior, enquanto batem sempre, em potência média. Depois de estar tudo muito bem incorporado, o recheio está pronto! É tempo de deitá-lo por cima da base da tarde, e levar ao frigorífico durante algumas horas para solidificar.
-Para decorar, basta usar a imaginação. Podem pôr raspas de lima, ralar umas bolachas Oreo, pô-las inteiras... A primeira vez que experimentei a receita coloquei por cima umas fatias de lima, mas não há limites para a criatividade ;)

O que acham desta receita? Garanto-vos que é super simples e bem saborosa. Vamos lá, encham-se de inspiração e toca a experimentar! :)

Boas receitas,
Carol

You Might Also Like

2 comentários