Cupcakes de frutos vermelhos - a aventura da decoração!

21:00

Pronto, estou-me a repetir nos posts de comida, mas este tem MESMO de ser! Não podia deixar de partilhar isto o mais depressa possível... Depois da última experiência dos cupcakes com buttercream, decidi que tinha de levar a coisa para o próximo nível. Comprei um saco de pasteleiro com diferentes pontas (no Espaço Casa, barato e com qualidade), fui ao Jumbo e trouxe dois corantes em gel - cor de rosa e roxo (aquilo é carote, por isso comecei por comprar só aquelas cores).

Com todo o material necessário, estava pronta para deitar mãos à obra. E a melhor altura para isso estava a chegar...
Como já escrevi no primeiro post deste blog, quando as minhas amigas fazem anos, eu ofereço uma guloseima feita por mim, geralmente cupcakes ou bolachas. Ora a minha amiga Joana fez anos ontem, dia 10 de Junho, e eu sei que ela adora cupcakes... Por isso era o momento certo para me esmerar a cozinhar e oferecer-lhe uns bolinhos bem especiais!
Claro que o plano me podia sair furado, como nunca tinha tentado nada mais elaborado corria o risco de ficar uma porcaria e pronto, lá se ia uma das prendas. Mas não há nada como arriscar, por isso decidi tentar.
A receita base é de cupcakes de frutos vermelhos - levaram mirtilos e framboesas no interior - e por cima fiz a tal cobertura de buttercream, e depois inventei um bocado. Usei pela primeira vez o corante em gel (a medo...) e lá ia brincando com o saco de pasteleiro. A Joana adorou, e eu fiquei radiante com a reação dela. Quando ofereço comida feita por mim fico particularmente contente, penso que é um pouco como dar amizade em forma de doces. Isto é extremamente lamechas e clichê, sim, mas... é mesmo verdade. Cozinhar com carinho é outra coisa.
Mas vamos lá ao que interessa... as fotografias. E a seguir dou-vos a receita!







O que acham?
Bem, eu tenho que confessar que fiquei um bocadinho orgulhosa. Sei que não estão profissionais, mas gostei TANTO de os fazer e decorar! Deu-me um gozo enorme, e ver a reação da Joana foi algo espantoso. Quando alguém gosta de uma prenda, vê-se nos olhos, na linguagem corporal, em tudo!

Agora sim, vamos à a receita dos cupcakes de frutos vermelhos:

Ingredientes:
-2 chavenas de farinha de trigo
-3 colheres de sopa de manteiga amolecida
-3/4 de chávena de açúcar
-2 ovos
-1 chávena de leite
-1 colher de sopa de essência de baunilha
-2 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
-1 e 1/2 chávena de frutos vermelhos (eu usei só uma chávena, com mirtilos e framboesas).

Preparação (tão simples!!):

- Bater os ovos com o açúcar até ficar uma mistura homogénea. Acrescentar a manteiga (só precisa de estar amolecida, pode-se pôr uns segundos no microondas) e bater mais um pouco.
-Depois, colocar a baunilha, em seguida a farinha de trigo (preferencialmente peneirada) e o leite, que deve ser misturado devagarinho e aos poucos, até ficar bem incorporado.
-Por último, acrescentar o fermento e os frutos vermelhos, envolvendo de forma delicada - nunca bater.
-Preencher 2/3 das formas (usei daquelas de papel super práticas) e levar ao forno pré aquecido até os bolinhos terem um aspeto dourado. O tempo de cozedura ronda os 20 a 30 minutos, mas claro que depende do forno. Depois de frio, fazer a cobertura.

Eu optei por fazer a cobertura de buttercream. Claro que há várias coberturas que resultariam bem, tal como chocolate e cream cheese! Opções não faltam, sem dúvida. Acabei de decorá-los por volta da 1h da manhã, depois de ter chegado do trabalho. Foi uma óptima forma de descomprimir, aliviei o stress todo e ainda me fui deitar mais bem disposta. Cozinhar é uma terapia ;)

Beijinhos e boas receitas,
Carol

You Might Also Like

6 comentários

  1. Estão com ar de deliciosos Carolina! Adoro saber receitas novas!
    Beijo <3

    http://lookingforbarbara.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspeto! segui de volta :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. They look so cute, not to mention delicious!

    xo
    www.carinavardie.com

    ResponderEliminar
  4. Ficaram tão fofinhos !
    Já te sigo <3
    xoxo,

    atwednesdaysiwearpink.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Que giros! Devem ser super deliciosos!

    beijinho,
    Sara

    ResponderEliminar
  6. Que baba! Estou a salivar! Adoro fazer cupcakes e vou experimentar a tua receita :)
    Obrigada pela sugestão!

    Beijinho,
    Joana
    www.thefwordpt.blogspot.pt

    ResponderEliminar